Triatlo mais longo do mundo realiza-se em Portugal

  

Triatlo Diogo Simão2

A aventura solidária Portugal Ultra Triathlon unirá o Estuário do Rio Minho ao ponto mais ocidental da Europa. Serão 11,4 km a nadar, 540 km de ciclismo e 126,6 km de corrida. 

O Portugal Ultra Triathlon é o triatlo com maior distância entre ponto de partida e chegada a nível mundial e vai realizar-se em Portugal unindo o Estuário do Rio Minho ao ponto mais Ocidental da Europa, o Cabo da Roca. Com início a 31 de maio, o desafio desportivo consiste num triple iron continuous, em que os participantes terão de percorrer 11,4 quilómetros de natação, 540 quilómetros de ciclismo e 126,6 quilómetros de corrida, ou seja, o triplo das distâncias de um triatlo longo. No total serão 678 quilómetros que deverão ser superados no tempo máximo de 78 horas. A distância em linha reta entre partida e chegada é de 456,5 quilómetros, um novo máximo.

A sua missão é promover a prática desportiva e a adoção de estilos de vida saudáveis, colocando as comunidades em contacto com o desporto e a natureza, ao mesmo tempo que lhes dá a oportunidade de contribuir para apoiar crianças, jovens e projetos que não têm os recursos necessários para o efeito.

Assim, todos os portugueses são convidados a participar na iniciativa de recolha de fundos que vai beneficiar quatro instituições que contribuem para a promoção do ambiente, do desporto ou da saúde e vida saudável em Portugal: a Associação Jorge Pina, a Associação Edificar a Esperança, a Casa do Povo de Lanhelas e um projeto a desenvolver na área do Parque Natural de Sintra Cascais. Os fundos obtidos serão atribuídos a projetos específicos, não podendo ser utilizados em gastos de funcionamento ou outros fins. Os saldos sobrantes dos patrocinadores serão também doados no âmbito desta iniciativa. José Diogo Quintela, chef Kiko, Carlos Sá, Jorge Pina e Hélio Fumo são alguns dos atletas e personalidades que apoiam esta iniciativa solidária.

Nesta primeira edição, o desafio será realizado por Diogo Simão a solo e por uma equipa em formato de estafetas constituída por Manuel Maria Correia, Pedro Brito, e Luís Madeira. As candidaturas para participar na iniciativa ainda estão abertas, estando a mesma sujeita à avaliação do currículo desportivo e à partilha dos valores da iniciativa. "O Portugal Ultra Triathlon tem como objetivo incentivar a superação pessoal e fomentar o espírito de partilha e solidariedade, gerando valor social e apoiando as comunidades por onde se realiza. Queremos fazer a diferença na vida das pessoas, promovendo a vida ativa e saudável, mas também partilhando os nossos valores e princípios, beneficiando a comunidade. Por isso, gostávamos que os portugueses se juntassem nesta aventura solidária e dessem o seu contributo. A nível desportivo este será um desafio extremo, pois é o triplo da distância de um ironman para superar de forma contínua. A fadiga muscular, a privação de sono, a digestão dos alimentos, a falta de descanso são alguns dos desafios que teremos de enfrentar durante esta aventura, que deverá demorar 3 a 4 dias a concluir", diz Diogo Simão.

O Portugal Ultra Triathlon conta com o patrocínio principal BERG Outdoor, marca multinacional de origem portuguesa para a prática desportiva e vida ao ar livre, e do portal Fleed.pt, tendo como parceiros institucionais a Federação de Triatlo de Portugal, a Câmara Municipal de Caminha, a Câmara Municipal do Cartaxo e a Câmara Municipal de Sintra. Esta aventura solidária conta ainda com o apoio técnico da MDS, multinacional líder na corretagem de seguros e consultoria de riscos, e da Sport Zone, marca líder no retalho de desporto em Portugal, entre outros parceiros.