Estudantes do ICBAS participam no MedOnTour

  

abel salazar

Alunos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) percorrem 12 localidades do interior Norte e Centro do país com a missão de realizar rastreios gratuitos.

Esta iniciativa que arranca a 20 de abril conta com a participação de 78 anos da instituição do Porto. Trata-se da 14.ª edição da MedOnTour - Medicina na Periferia, um projeto que em anos anteriores abrangeu outras regiões do País. As faculdades participantes são apoiadas pela ANEM e pontualmente pelas câmaras municipais abrangidas por este programa.

Além dos rastreios e da prevenção, os estudantes também dão aulas de educação sexual em quatro escolas dos 12 municípios selecionados, com enfoque para temáticas como VIH e métodos contracetivos. Os alunos do 7.º ao 9.º ano terão oportunidade de colocar as suas dúvidas sobre estes e outros assuntos. Arcos de Valdevez, Cinfães, Freixo de Espada à Cinta, Vila Boa de Quires e Maureles, Lousada, Mesão Frio, Ribeira de Pena, Vila Nova de Cerveira, Vimioso, Alijó, Murça e Mogadouro são as localidades abrangidas por este projeto.